O projeto Manejo Integrado de Vegetação (MIV) em faixa de linha de transmissão, consiste em controlar de forma seletiva, espécies vegetais de porte elevado e de crescimento rápido, com potencial de atingir linhas de transmissão em curto espaço de tempo. O MIV é uma alternativa à roçada mecânica convencional utilizada pelas concessionárias nacionais. Além do controle da vegetação indesejada, o MIV favorece a predominância de plantas nativas de baixo porte, estabelecendo uma comunidade variada dessas plantas, o que dificulta e inibe o retorno da vegetação de grande porte; reduzindo a frequência e custos das intervenções de manutenção, propiciando ambiente favorável à fauna e a manutenção da biodiversidade local.
Em 20 e 21/08/14, foi realizado na sede da CEMIG em Belo Horizonte, o 3º Workshop referente ao projeto “D365 – Manejo Integrado de Vegetação em Faixa de Passagem de Linha de Transmissão – Projeto Piloto” do programa de P&D Aneel, com presença de 44 pessoas, entre funcionários CEMIG, de órgãos ambientais, de outras concessionárias de energia elétrica e de empresas independentes de manutenção em Linhas de Transmissão.
No 1º dia ocorreram apresentações e palestras sobre os resultados e benefícios do projeto, seguido de perguntas e debates sobre os temas abordados.
Pedro Mendes (CEMIG), Flávio Faria (CGTI), Prof. Pitelli e Prof. Robinson Luiz (FUNEP), Fabiano Testa (DOW), Luiz Mauro Barbosa, (Instituto de Botânica), Ivo Henrique Muniz (IBAMA) e Geoff Kempter (Asplundh) fizeram apresentações e compartilharam suas experiências com esse tipo de trabalho.
No 2º dia do evento, ocorreu visita em campo às parcelas experimentais do bioma Cerrado, na região de Divinópolis/MG, para verificação em campo dos resultados das aplicações de controle da vegetação, onde os participantes puderam constatar o real efeito dos tratamentos realizados.