O novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, o deputado Lucas Ramos, conheceu, nessa quinta-feira (13), as instalações do CGTI no Parque Tecnológico de Eletrônicos e Tecnologias Associadas (Parqtel), em Recife (PE). Ramos visitou ainda o Centro de Manufatura Avançada, uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco para ser um concentrador de inovação para catalisar relações entre os atores do sistema local.
Nas instalações do CGTI, os pesquisadores apresentaram ao novo secretário o projeto Dispositivo Separador Óleo-Água (DSOA), um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) desenvolvido no estado nordestino pelo Instituto, pela EDF Norte Fluminense e Light.
O DSOA evita a contaminação do solo em eventuais vazamentos de óleos de transformadores de potência, instalados em subestações de energia elétrica. O equipamento é compacto e tem a possibilidade de monitoramento remoto.
Os protocolos de prevenção à Covid-19 foram adotados durante à visita do secretário nas instalações do CGTI.
Parqtel
O Parqtel foi inaugurado em 2012 e ocupa uma área de aproximadamente 44 hectares, localizada na Região Metropolitana do Recife. Além de laboratórios de robótica, eletroeletrônicos, prototipagem mecânica rápida, de Sistemas Embarcados, de placas de circuitos eletrônicos, pré-testes de conformidades, entre outros, o Parque Tecnológico é um espaço para apoio e com infraestrutura para projetos de inovação.