Duas unidades do Relé de Gás Inteligente, produto do projeto de P,D&I desenvolvido pela TAESA e CGTI, estão na fase de fabricação em modelo de escala industrial; isto é, o projeto foi revisado e aprimorado para a produção de um equipamento apto à comercialização. Após testes seguindo as especificações da Norma ABNT 16.367-7, uma unidade do Relé Inteligente será instalado em transformador de potência a ser energizado, em uma subestação da TAESA. Na fase anterior do projeto, o Relé de Gás Inteligente foi testado em um transformador desenergizado.
O Relé Inteligente, além da função do relé tipo Buchholz, analisa quantitativamente os gases combustíveis presentes no transformador e verifica o nível de óleo, contribuindo para prevenção de avarias em transformadores de potência. Além dos trafos serem um dos ativos de maior valor em uma subestação, falhas na sua operação impactam diretamente no abastecimento de energia elétrica.
O projeto é desenvolvido no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com o título “Relé de Proteção com Monitoramento Ativo de Óleo e Gases e um Sistema Inteligente para Diagnóstico e Monitoramento de Transformadores e Reatores de Potência de Alta Tensão”, em fase de Lote Pioneiro.
Para mais informações sobre o projeto: https://institucional.taesa.com.br/pesquisa/projeto-6060-rele-de-gas-inteligente-fase-lp/