As empresas não apenas devem manter suas instalações limpas e os funcionários em segurança, mas também devem minimizar exposições adicionais para fornecedores ou clientes.
A Segurança pode ser definida como o controle da exposição para si e para os outros.
As empresas enfrentam agora um desafio único no controle da exposição a COVID-19. Elas não apenas devem manter suas instalações limpas e os funcionários em segurança, mas também devem garantir que não criem exposições adicionais para seus fornecedores ou clientes.
Esses desafios aumentam no momento em que os funcionários podem se distrair com o estresse, as incertezas financeiras, a insegurança no emprego e a preocupação com eles e suas famílias. Além disso, as instalações podem ter pouco pessoal ou alta concentração destes nas linhas produtivas, os funcionários podem executar tarefas que normalmente não realizam e haver um grande número de funcionários trabalhando em casa.
Embora exista muita coisa que não podemos controlar com a COVID-19, existem alguns comportamentos específicos que reduzirão o risco de exposição viral para nós mesmos, nossos colegas de trabalho e nossas comunidades.
Décadas de pesquisa mostram o poder da ciência comportamental em aumentar a consistência de comportamentos seguros. A disseminação da COVID-19 serve como um lembrete importante do que as organizações relacionadas podem ganhar ao incorporar um componente comportamental a um processo abrangente de redução de exposição.
Se você possui um processo (ou um programa) de segurança comportamental/ BBS – Behavior Based Safety ou não, siga estas quatro etapas:
Etapa 1: Identificar os comportamentos críticos para a redução de exposição a COVID-19
É essencial identificar claramente os comportamentos que você deseja que ocorram com uma elevada frequência. Uma organização deve controlar a exposição tanto em suas instalações quanto durante as interações com fornecedores e clientes. O controle da exposição dentro das instalações normalmente inclui os comportamentos recomendados pelo Ministério da Saúde, tais como:
- Mantenha de 1,5 a 2,0 metros de separação o tempo todo (ou o maior tempo possível);
- Somente toque os olhos, nariz e boca com as mãos lavadas;
- Minimize as interações pessoais para reduzir a exposição para transmitir ou receber patógenos;
- Lavagem manual frequente de 20 segundos com sabão e água morna;
- Se não tiver sabão, use um sanitizante para as mãos;
- Use alternativas para apertar as mãos. Cumprimente com um aceno ou tocando os pés;
- Limpe e desinfete frequentemente as áreas comuns, como salas de reuniões, banheiros, maçanetas, bancadas, trilhos e interruptores de luz;
- Limpe e desinfete frequentemente as ferramentas e equipamentos de trabalho, elétricos, motorizados ou não;
- Espirre e / ou tussa usando o cotovelo na boca ou use um lenço de papel e descarte-o imediatamente;
- Realize reuniões via conferência e não pessoalmente;
- Se você estiver doente, fique em casa.
- Se exposto a COVID-19, coloque-se em quarentena por precaução e proteção de terceiros.
Os comportamentos para a redução de exposição ao fornecedor / cliente variam de acordo com o setor específico e podem incluir a identificação dos comportamentos críticos. Ao criar listas de verificação para atender às suas exposições específicas, verifique se os comportamentos que você identifica são:
- Mensurável: o comportamento pode ser contado ou quantificado.
- Observável: O comportamento pode ser visto ou ouvido por um observador.
- Confiável: Duas ou mais pessoas concordam que observaram a mesma coisa.
- Ativo: Se um homem morto pode fazê-lo, não é comportamento.
- Influenciável: Sob o controle da pessoa que executa.
Depois de redigir as suas listas de verificação, pergunte a si mesmo: “Se todos em minhas instalações fizessem todos esses comportamentos o tempo todo, estaríamos certos de que estávamos controlando a exposição um do outro, de nossos fornecedores e de nossos clientes?” Se sim, teste suas listas de verificação para facilitar o uso e haver clareza.
Etapa 2: Desenvolver o seu processo de observação
Para fazer isso, você deve se perguntar:
- Quem?Quem fará as observações? Podemos aproveitar a experiência dos observadores de um processo existente e focá-los nos comportamentos para a redução de exposição ao COVID-19 ou devemos criar uma nova equipe de observadores?
- Onde?Quais locais, tipos de trabalho e / ou tarefas específicos devem ser monitorados?
- Quando?Quando os observadores conduzirão as observações?
- Dados: Como você gerenciará os dados obtidos durante as observações para que possam ser usados para identificar as barreiras ao desempenho seguro? Os itens da lista de verificação podem ser inseridos em um banco de dados existente ou precisaremos criar algo novo?
- Comunicação: Que informações precisam ser comunicadas antes de iniciarmos nosso processo para a redução de exposição COVID-19 e ao longo do tempo? Como vamos comunicá-lo?
Etapa 3: faça suas observações e forneça feedback
Iniciando a Observação
Seus observadores devem explicar que estão lá para ajudar a reduzir a exposição ao COVID-19, fornecendo feedback sobre o desempenho.
Registrando a Observação
Os observadores devem anotar na lista de verificação quais comportamentos estão ocorrendo de maneira segura (protegida) e quais estão aumentando a exposição ao COVID-19 (exposto).
Dar uma resposta
O feedback é dado no espírito de reduzir a exposição. Deve ser administrado o mais rápido possível após a observação para reforçar os comportamentos protegidos e dar à pessoa a oportunidade de modificar os comportamentos que a expõem.
Feedback de Sucesso
O feedback de sucesso ajuda a reforçar os comportamentos que você deseja que ocorram de forma consistente. O feedback eficaz do sucesso inclui:
- Contexto: a situação em que o comportamento ocorreu.
- Ação: Os comportamentos específicos observados que reduzem a exposição ao COVID-19.
- Resultado: o impacto desses comportamentos sobre eles ou sobre os outros – nesse caso, reduziu a exposição ao COVID-19 para eles, suas famílias e comunidade.
“Eu me preocupo com sua segurança e não quero vê-lo exposto ao COVID-19. Vi você usar desinfetante para as mãos antes de colocar proteção para os olhos. Ao fazer isso, você reduziu a probabilidade de transferir qualquer coisa que estivesse em suas mãos para o seu rosto, o que o impede de contrair o COVID-19. ”
Feedback de orientação
É fornecido o feedback de orientação para os comportamentos “expostos”, para transformar esse comportamento em um comportamento “protegido” . O feedback de orientação eficaz inclui Contexto, Ação, Resultado, mas também:
- Ação alternativa: O comportamento que teria reduzido a sua exposição ao COVID-19.
- Resultado alternativo: o impacto desse comportamento alternativo, como a redução da exposição ao COVID-19 para eles, suas famílias e comunidade.
“Eu me preocupo com sua segurança e não quero vê-lo exposto ao COVID-19. Vi que você tocou seu rosto enquanto usava proteção para os olhos. Ao fazer isso, você aumentou a probabilidade de transferir qualquer coisa da sua mão para o seu rosto, o que aumenta o risco de exposição ao COVID-19. O que você poderia ter feito para reduzir essa exposição?
Ao dar um feedback de orientação, é importante ter uma conversa significativa sobre o que os impediu de fazer a alternativa segura. Descobrir isso é essencial para a melhoria contínua. Registre esses comentários na lista de verificação.
Etapa 4: use seus dados para remover obstáculos a práticas seguras.
Crie uma equipe de redução de exposição à COVID-19 para analisar dados de observação. Essa equipe identificará as barreiras sistêmicas ou organizacionais e as pessoais para o comportamento seguro e desenvolverá planos de ação efetivos para remover essas barreiras.
Isso é crítico!
Quando uma organização sabe que muitas pessoas estão praticando o mesmo comportamento “exposto”, é imperativo que elas não culpem os funcionários, mas analisem o que está acontecendo na organização que pode inadvertidamente incentivar esses comportamentos de risco.
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Por exemplo, sabemos que lavar as mãos e / ou higienizar é um importante comportamento de redução de exposição ao COVID-19. No entanto, se seus funcionários não tiverem acesso a pias ou desinfetantes para as mãos, não será possível reduzir a exposição.
Da mesma forma, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas doentes não venham ao trabalho. No entanto, se a sua organização não possui uma política adequada de licença médica, as pessoas passam a trabalhar doentes e expõem os seus colegas de trabalho, clientes e fornecedores à doença.
Sua equipe de redução de exposição à COVID-19 deve desenvolver planos para remover as barreiras ao comportamento seguro usando a hierarquia de controles.
Conclusão
A execução consistente dos comportamentos críticos é essencial para se reduzir a exposição à COVID-19, pois o achatamento da curva é imprescindível na luta mundial contra essa pandemia.
Independentemente do tipo de comportamento ou do resultado que o comportamento afeta, os sistemas de segurança comportamental funcionam fornecendo feedback durante as observações e, em seguida, usando as informações obtidas durante a conversa de feedback para remover as barreiras às práticas seguras.
Usando essas dicas, você pode adicionar uma ferramenta comprovada e poderosa ao seu arsenal na luta contra a COVID-19 e ajudar a manter seus funcionários, suas famílias e sua comunidade em segurança.
Autor: Carlos Massera