Foi realizado comissionamento do transformador de potência 20/ 26.67 MVA-138 / 13,8-4,16 kV
que irá compor a Subestação Compacta, prevista para ser construída no projeto de P&D desenvolvido pelo Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CGTI) e Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), no âmbito do Programa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A aquisição do Trafo foi realizada pelo CGTI com recursos do projeto. A inspeção é procedimento padrão e foi feita pela Celesc.
De acordo com o Gerente de Projetos do CGTI, Alexandro Santa Rosa, alcançou-se um marco importante do projeto com o comissionamento do transformador, um dos ativos de maior valor em uma subestação. “Etapa importante para o desenvolvimento do projeto e indicador de extrema relevância para início da implantação da subestação.” avalia.
Nesse projeto, é desenvolvido um novo método, composto por metodologias de planejamento e de projeto, para uma subestação de distribuição compacta isolada a ar de 138 kV de baixo impacto socioambiental, como alternativa aos tradicionais modelos de subestações.
Como inovações, o projeto traz a utilização dos mesmos equipamentos de uma subestação tradicional, mas de forma otimizada na área a ser construída a subestação. Além da construção da SE Compacta, também é elaborada uma metodologia inédita para a Avaliação da Sustentabilidade das SEs de Distribuição, abordando três dimensões: a ambiental, a sociocultural e a econômica.
A SE Compacta será construída no município de Itapoá, no estado de Santa Catarina.