O CGTI (Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação) recebeu o prêmio de 2º lugar, com o projeto “Metodologia e Sistema Piloto de Controle da Condição Operativa de Comutadores sob Carga”, no XXIV SNPTEE – Seminário Nacional de Produção e Transmissão e Energia Elétrica, um dos maiores eventos do setor elétrico brasileiro, que nesse ano ocorreu em Curitiba (PR), de 22 a 25 de outubro.
O projeto premiado foi apresentado por Adelfo Braz Barnabé, diretor P&D ANEEL do CGTI, no grupo de estudos GTM (Transformadores, Reatores, Materiais e Tecnologias Emergentes), com outros 32 trabalhos da área. “Ficamos honrados com o prêmio, pois nos mostra que as linhas de pesquisas desenvolvidas pelo nosso Instituto estão em aderência a expectativa do setor elétrico”, avalia o diretor.
SNPTEE é promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRÉ-Brasil) e ocorre a cada dois anos.
Sobre o projeto premiado
O Sistema de Monitoramento de Comutadores é uma nova metodologia para a manutenção preventiva/preditiva em comutadores sob carga, identificando e prevendo falhas através de análise de assinaturas elétricas das correntes durante o processo de comutação, além de monitorar em tempo real o estado operativo do comutador, possibilitando a manutenção no ponto ótimo e melhorando a eficiência do equipamento.
Segundo Barnabé, o novo sistema resultará em economia para as concessionárias elétricas. “A pesquisa em desenvolvimento trará ao setor elétrico uma nova abordagem em manutenção preditiva em comutadores e consequentemente redução de custos e melhoria dos índices de desempenho das concessionárias”.
O Sistema de Monitoramento é um projeto em desenvolvimento no programa de P&D regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), executado entre as empresas Light, CGTI e B&M Pesquisa e Desenvolvimento.