O administrador de projeto de P&D do Instituto CGTI (Centro de Gestão e Tecnologia e Inovação), Alexandro Santa Rosa, apresentou o trabalho “Cabeça de Série – Desenvolvimento de Metodologia e Sistema Piloto de Controle da Condição Operativa dos Comutadores sob Carga”, no V Congresso Energético do CIER – COCIER, realizado de 27 de novembro a 1 de dezembro, em Medellín, na Colômbia. Também representou o CGTI no evento, Adelfo Braz Barnabé, diretor P&D ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) do Instituto.
Com o tema “Energia Sustentável para todos no meio de uma Sociedade Inteligente”, o evento contou com a presença de profissionais de empresas e entidades associadas do setor elétrico latino-americano. “O Congresso proporcionou a interação e o conhecimento da atuação de outros países no setor, em relação a abordagem dos trabalhos desenvolvidos e as tecnologias utilizadas”, afirma Santa Rosa.
Na apresentação, o administrador do CGTI destacou a relevância do projeto para a redução de custos com a manutenção preventiva/ preditiva em comutadores sob carga elétrica, equipamentos que compõem os transformadores elétricos instalados nas subestações de energia. “A nova metodologia, por meio de um sistema de monitoramento, possibilita a interferência no ponto ótimo dos comutadores, evitando intervenções desnecessárias e identificando possíveis falhas, sem a necessidade presencial de um operador”, explica.
Desenvolvido há oito anos, no Programa de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) regulado pela ANEEL, o projeto de Sistema Monitoramento de Comutadores é executado pelas empresas Light, CGTI e B&M Pesquisa e Desenvolvimento.
O V Congresso Energético do CIER, realizado a cada três anos, foi composto por palestras e apresentações de 154 projetos de pesquisas provenientes 16 países da América Latina, nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, operação e mercados e cooperativas e regulação. O evento fez parte da II Semana de Energia da América Latina e Caribe, que incluiu também a VII Feira Internacional de Energia Elétrica e a Conferência Internacional: “Melhorar a Sustentabilidade na Hidropower developement”, do ICH (Centro Internacional de Hydropower). Os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do Congresso.