A parceria entre o Instituto CGTI (Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação) e o Parque Tecnológico de Eletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel) além de garantir a aproximação da universidade com empresas, alavanca o desenvolvimento da pesquisa e inovação no setor de energia no Brasil. No último dia 7, a direção do CGTI apresentou a estrutura do Parqtel, em Recife, e a parceria entre as duas instituições para o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da EDF Norte Fluminense, Fábio Monteiro Steiner, em uma visita nos laboratórios.
De acordo com o diretor de P&D do CGTI, José Mak, a parceria com o Parqtel corrobora para o alcance do objetivo no desenvolvimento de pesquisas de viabilizar para o setor de energia um produto inovador com condições de ser comercializado em escala. “A ideia é ter um alto nível de competência necessária para que os projetos de P&D sejam executados e novos produtos sejam inseridos no mercado”, explica.
Complementando, Steiner destacou a importância da academia para o início das pesquisas de um novo produto que irá chegar a Inserção de Mercado, destacando como fundamental parcerias perenes. “Temos buscado trabalhar com parceiros sérios e de excelência para trazer resultados efetivos”.
Anexo ao Parqtel, em breve será inaugurado o Instituto de Inovação Tecnológico, onde o CGTI tem alocado um laboratório de Bioengenharia, estruturado com equipamentos que permitem testes para projetos nas áreas de produção, geração e distribuição de energia elétrica. Esse Instituto abriga laboratórios de uso compartilhado para pesquisadores da Universidade de Pernambuco (UPE) e para a comunidade científica em geral.
O cientista chefe do Parqtel, Camilo José Albanez Bastos Filho, durante a visita, falou sobre a importância da relação das universidades com os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). “O CGTI é um dos importantes ICT que temos aqui trabalhando no estado de Pernambuco. É importante fazer com que essa interligação dos ICTs com as universidades chegue no mercado produtivo”.
Parqtel
O Parqtel foi inaugurado em 2012 e ocupa uma área de aproximadamente 44 hectares, localizada na Região Metropolitana do Recife. Além de laboratórios de robótica, eletroeletrônicos, prototipagem mecânica rápida, de Sistemas Embarcados, de placas de circuitos eletrônicos, pré-testes de conformidades, entre outros, o Parque Tecnológico é um espaço para apoio e com infraestrutura para projetos de inovação.