O novo projeto do CGTI e Light, iniciado no mês de julho, tem o objetivo de diagnosticar falhas no transformador de corrente (TC) saturado erroneamente e promover soluções para mitigar as interrupções no fornecimento de energia causadas pelas falhas, antecipando a atuação da equipe de manutenção da Light.
Para alcançar os resultados propostos, a equipe de desenvolvimento do projeto irá utilizar a tecnologia de Inteligência Artificial para antecipar possíveis problemas nos TCs. “A área de Manutenção da Light será comunicada previamente sobre a falha, podendo atuar de maneira mais assertiva”, explica o pesquisador do CGTI, Emerson Lima.
Constantes falhas em TCs propiciam desligamentos dos transformadores de potência, instalados nas subestações de 138kV, impactando na qualidade e ocasionando interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Entre as principais metas para este projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), desenvolvido através Programa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), estão: o diagnóstico do TC Saturado erroneamente para evitar o desligamento do barramento e a otimização do tempo e dos recursos com agilidade na detecção e no religamento da linha desenergizada.
O project manager do CGTI, Alexandro Santa Rosa, destacou na reunião de kick-off, que para atingir o objetivo do projeto é fundamental “a participação da equipe de manutenção da Light”.
Na mesma ocasião, o gerente de P&D da Light, Cleverton do Vale, parabenizou a todos pela relevância do projeto e reafirmou a importância do P&D para agregar valor. “O P&D deve trazer soluções e trazer novas oportunidades”.
Uma das atividades do projeto já realizada, foi a visita da equipe do na subestação de Curicica, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), para conhecer as instalações e características especificas do local.