O Instituto Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CGTI) iniciou a execução de mais um projeto com a Transmissora Aliança de Energia Elétrica (TAESA), na quarta-feira (28), em uma reunião de kick off, realizada no Rio de Janeiro, com a presença de parte da equipe do projeto das empresas executante e proponente. O projeto prevê o desenvolvimento de um novo modelo de relé Bucholtz dotado um sistema inteligente de monitoramento e diagnóstico de gás e óleo em transformadores e reatores de extra alta tensão.
De acordo com o diretor e pesquisador do CGTI, José Mak, o projeto trará maior confiabilidade para os transformadores. “Uma das vantagens será a mitigação de desligamentos indevidos transformadores de potência”, explica.
O novo produto irá contribuir para a prevenção de avarias em transformadores de potência, monitorando a formação de gases combustíveis e o nível de óleo destes equipamentos. Falhas em transformadores de potência impactam diretamente no fornecimento de energia elétrica.
O projeto é executado através do Programa P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e contemplará as fases da Cadeia de Inovação: Desenvolvimento Experimental (DE); Lote Pioneiro (LP) e Inserção de Mercado (IM).