O Instituto Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CGTI) e Companhia Paranaense de Energia (COPEL) promoveram, no último dia 11 de março, Workshop online do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ANEEL 2866-0480/2017, “Manejo Integrado de Vegetação (MIV) em abertura de faixa de passagem em Linhas de Distribuição de alta e média tensão”. Com a participação de pesquisadores do projeto e profissionais da Copel, o evento apresentou os objetivos e os resultados do último ano em quatro apresentações.
De acordo com a gerente do projeto, Luciana Leal, da Divisão de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Copel, o projeto nasceu da necessidade de uma alternativa à roçada realizada no manejo de vegetação em linhas e redes de energia. “Do ponto de vista ambiental, as roçadas tradicional e mecanizada e a capina química têm problemas”, explica.
Os pesquisadores estão desenvolvendo através do MIV uma metodologia que permitirá que o processo de abertura das faixas de passagem para linhas de distribuição de alta e média tensão seja simplificado, mais eficiente, com menor impacto ambiental e com emprego de mão-de-obra especializada.
A coordenação da pesquisa é do professor Dr. Robinson Antonio Pitelli, pesquisador do CGTI, que no evento conceituou as técnicas do MIV a partir de uma pesquisa interna realizada entre os profissionais da Copel sobre o tema.
Foram abordados ainda como o MIV pode representar uma estratégia para redução de emissão de carbono, com apresentação do professor Dr. Carlos Eduardo Cerri e o uso potencial dos herbicidas, apresentado pelo professor Dr. Edivaldo Domingues Velini e pelo doutorando Raphael Mereb Negrisoli.
O Workshop encerrou com a fala do gerente de projetos do CGTI, Carlos Bitencourt Júnior, ressaltando que apesar do contexto de pandemia do último ano, as atividades do projeto continuaram.