O sistema de monitoramento desenvolvido em projeto do CGTI faz o gerenciamento dos resíduos orgânicos com eficiência
A característica de possuir projetos inovadores do Instituto Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação – CGTI vem sendo consolidada com a conquista de patentes. Somente nos últimos cinco meses, o CGTI recebeu concessões de três patentes de produtos desenvolvidos em projetos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. A mais recente, foi a Patente Modelo de Utilidade (MU 91020603) do Biodigestor com Monitoramento Contínuo, publicada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, no dia 24 de abril.
Desenvolvido pelo CGTI, B&G Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos e Termopernambuco, o Biodigestor com Monitoramento Contínuo, se diferencia de outros modelos por possuir um software, elaborado durante o projeto, que permite a avaliação da produtividade média do equipamento para que suas funções sejam executadas com a máxima eficiência. Esse sistema permite a aquisição de dados com sensores de temperatura e com a vazão de biogás, possibilitando o monitoramento constante do desempenho do biodigestor.
Importante instrumento para a preservação do meio ambiente, os biodigestores fazem a destinação correta da matéria orgânica, a qual exposta no ar traria odores desagradáveis e poluição. Eles processam os resíduos orgânicos refugados, trazendo economia energética na obtenção de biogás, gerado a custos reduzidos; e reciclagem de biomassa restante na forma de biofertilizante para uso em plantas.
Patentes CGTI
Em janeiro deste ano, foi publicada pelo INPI, a patente (MU 8901729-3) da Eco Caixa Separadora de Água e Óleo, projeto desenvolvido pelo CGTI, Light, Bandeirante e B&M Pesquisa e Desenvolvimento. Já no ano passado, em novembro, o Transformador Autoprotegido com Óleo Vegetal, elaborado em projeto executado pelo CGTI, B&M Pesquisa e Desenvolvimento, Light e Itaipu Transformadores, também teve concedida pelo INPI a Patente Modelo de Utilidade (MU 8700646-4).
Mais 30 pedidos de patentes de projetos do CGTI estão em andamento no INPI.