Viabilizando a impressão de protótipos, de forma rápida e com alta qualidade, a impressora 3D tem sido diferencial e grande aliada para a execução das atividades dos projetos do Instituto CGTI – Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação. Criar réplicas precisas do modelo a ser produzido contribui para o aperfeiçoamento antes da elaboração do produto final. No CGTI, filial Norte, em Porto Velho (RO), há dois anos, o equipamento é utilizado em parceria com o grupo de pesquisadores dos Laboratórios de Eletricidade e de Produtos Naturais, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.
A impressora permitiu aos pesquisadores, por exemplo, a impressão de um protótipo conceito de uma turbina vertical para uso em poços artesianos de profundidade, existentes no Vale do Gurgueia, no sul do estado do Piauí. O protótipo foi encaminhado para registro de patente e tem chances de ser disponibilizado para a produção em escala industrial.
Para o pesquisador do Instituto, Euro Tourinho, “a impressora é de última geração, com características importantes que atendem a nossa demanda”.
O modelo da impressora do CGTI é a Core AB 300 e possui como características principais, além da alta velocidade e de fácil uso, a possibilidade de impressão de peças de grandes dimensões ou várias ao mesmo tempo com precisão.