O CGTI ciente de sua missão de promover a inovação tecnológica no Brasil, dentre outras tantas tecnologias inovadoras do mundo, acompanha de perto o desenvolvimento de novas tecnologias na geração de energia solar e particularmente sua introdução e desenvolvimento no Brasil.
Os diretores do Instituto Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação – CGTI, José Mak e Eduardo Querido, participaram, em 30 de agosto, do coquetel de lançamento da empresa chinesa Hanergy na América Latina, no Hotel Holiday Inn, em São Paulo. Referência em produtos inovadores em energia fotovoltaica, a empresa inicia pelo Brasil a sua atuação na América do Sul.
Na avaliação de Querido, a vinda da Hanergy para o País é muito promissora para alavancagem da inovação nesse setor. “Significa a introdução de novas tecnologias em energias renováveis no Brasil”.
O CGTI, informa o diretor, mantém tratativas avançadas com a empresa no sentido de inserir estas novas tecnologias em seus projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) executados às concessionárias de energia elétrica no País.
No evento, a Hanergy apresentou diversos produtos que comercializa, destacando o desenvolvimento da tecnologia de Película Fina, que traz como principal vantagem uma placa de geração de energia fotovoltaica mais leve, flexível e mais eficiente. Além das películas, a empresa chinesa fabrica telhas solares, carregador de papel dobrável, mochila solar, entre outros. Seus produtos vão desde utensílios de uso diário até equipamentos para satélites na NASA.
Fundada em 1994 na China, a Hanergy adquiriu quatro empresas de ponta ocidentais do setor de energia solar na Europa e Estados Unidos, tornando-se uma das mais avançadas em produção de equipamentos de energia limpa do mundo.