Resultado de projetos de P&D, o Dispositivo Separador Óleo-Água protege o meio ambiente em decorrência de vazamentos de óleo
O CGTI iniciou em outubro a instalação de unidades do Dispositivo Separador Óleo-Água (DSOA) nas subestações elétricas da Light, no Rio de Janeiro (RJ). A primeira subestação a receber o DSOA foi a de Leme. O novo equipamento foi testado e já entrou em operação. Estão previstas as instalações de mais cinco Dispositivos, que possuem a função de impedir que eventuais vazamentos de óleo de transformadores de potência contaminem solo e lençol freático.
O DSOA foi desenvolvido em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), pelo CGTI, EDF Norte Fluminense, Light e Bandeirantes, no âmbito do Programa regulado pela Agência Nacional de Energia (ANEEL) e foram aproximadamente oito anos de pesquisas até o DSOA chegar na fase de inserção de mercado. O equipamento passou por diversos testes de temperatura, materiais e performance, além de aperfeiçoamentos para ser finalizada esta versão final do produto, viável tecnicamente e economicamente.
A instalação do DSOA foi realizada pelas equipes do CGTI e da empresa Temaplan, com apoio dos profissionais da Light, em uma caixa de alvenaria construída sob a superfície do solo e conectado à bacia coletora dos transformadores da subestação.
O novo dispositivo de segurança, o DSOA, é composto por uma caixa (0,98m x 0,58m x 0,56m) fabricada em fibra de vidro e resina especial para altas temperaturas, com mantas e válvula que permitem em caso de vazamentos de transformadores a separação da água e retenção do óleo; o monitoramento e a sinalização da ocorrência, impedindo a contaminação do solo e subsolo
A próxima subestação a receber o Dispositivo será na Rio-Santos, localizada no município de Itaguaí (RJ).
Saiba mais em: www.DispositivoSeparador.com.b