Os efeitos provocados pela pandemia do coronavírus trazem às concessionárias de energia elétrica a necessidade de um olhar ainda mais atento para a Segurança do Trabalho. São essenciais inovações neste setor para proporcionar mais segurança aos profissionais que continuam nas ruas e em áreas com maiores riscos de contágio, como hospitais. O trabalho destes eletricistas garantem o abastecimento de energia, um serviço essencial que não pode apresentar falhas.
O momento exige destes profissionais um comportamento mais rigoroso com EPIs, desinfecção de roupas, higiene pessoal, transporte, alimentação e monitoramento de possíveis sintomas. Além de fornecer os materiais para esta prevenção, as empresas também têm a missão de instruir e supervisionar o comportamento destes profissionais para evitar o contágio pelo coronavírus. Uma das soluções é alcançar comportamentos mais seguros através da implantação do Programa de Segurança e Comportamental.
O Behavior Based Safety (BBS) é contínuo e funciona por meio do reforço do comportamento seguro. Ele um processo que deve ser incorporado a todos que compõem a empresa. Não é um programa com início e fim!
A Segurança Comportamental atua na melhoria contínua dos comportamentos que empresa deseja implantar, aumentando o desempenho e os resultados!
Desde a década de 70, as técnicas de Segurança Comportamental vêm evoluindo continuamente, sempre baseadas em pesquisas, validadas por práticas.
Clique aqui e assista o vídeo de Carlos Massera, especialista em Segurança Comportamental, que descreve os benefícios da implantação do Processo de Segurança Comportamental.