Defina suas metas de alto impacto e não se contente com uma implementação medíocre. A mediocridade nunca produz uma mudança cultural. Mudança de cultura não é para o fraco de coração.
Não é fácil e nunca é entregue a você numa bandeja de prata. Requer trabalho duro, compromisso com a visão e os resultados, tenacidade, confiança, colaboração, desenvolvimento, reforço e muita persuasão e repulsão. Você vai encontrar-se abordando o mesmo assunto repetidas vezes para o mesmo grupo de pessoas. Renove a visão em suas mentes toda vez que eles a perderem.
Isso não durará para sempre, mas as forças que trabalham contra a mudança cultural são mais poderosas na operação e no meio do processo, e precisam ser antecipadas, identificadas e neutralizadas antes que elas matem a iniciativa. Aguente firme e resista. Uma cultura forte valerá o seu esforço.
O gerenciamento de mudanças é tanto uma forma de arte quanto uma ciência. Saiba quando forçar o problema e persuadir, e quando recuar e deixar as coisas acontecerem. Deixe que os outros discutam o ponto por você através da pressão dos colegas. Você certamente terá bolsões de resistência. Mas você certamente terá ainda mais defensores da nova cultura, e isso será a seu favor.
Apenas tenha certeza de que você tem um mecanismo para identificar onde estão os bolsões de resistência, e quem eles são para que você possa resolvê-los (traduzido, sua equipe precisa estar em campo, e provavelmente mais do que já estão, eles precisam ser seus olhos e ouvidos sobre o progresso da mudança). Você precisará trabalhar com a liderança nessas áreas para impulsionar a cultura de formas específicas.
Autor: Carlos Massera
Publicado: www.comportamentoseguro.com.br