Planejamento das próximas atividades e avaliação das já realizadas foram a pauta de mais uma reunião da equipe do projeto Manejo Integrado de Vegetação (MIV), executado pelo CGTI (Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação) com a COPEL (Companhia Paranaense de Energia), no último dia 18, em Campinas.
De maneira inovadora, neste projeto será implantado o MIV em áreas onde serão construídas novas linhas de distribuição de alta e média tensão nos municípios de Curitiba e do oeste do Paraná. Até o momento, no Brasil, o MIV só tinha sido aplicado em áreas com torres já instaladas e em operação.
O MIV é uma metodologia que beneficia o meio ambiente e reduz custos das empresas de energia com a supressão da vegetação, geralmente realizada através de poda mecânica, que estimula um rápido rebrote das plantas. No MIV não é feita a supressão total das plantas da faixa de passagem. Com a utilização de técnicas de controle de vegetação abaixo de Linhas de transmissão, já amplamente utilizados nos Estados Unidos, com uso de herbicidas aprovados por órgãos reguladores, somente são suprimidas espécies arbóreas com potencial de interferência nas linhas de distribuição, mantendo a vegetação que não oferece riscos, favorecendo a biodiversidade.
É uma forma inteligente e integrada de medidas de controle de plantas indesejáveis, com menor custos e com a realização da manutenção da linha sem alterar a sua operação e sem riscos de acidentes.