Equipe projeto Dispositivo Separador Óleo-Água: CGTI, Dale Marketing, EDF Norte Fluminense e Jordão Energia
O projeto Dispositivo Separador Óleo-Água completa um ano com a sua inserção no mercado como uma solução eficiente para a proteção do meio ambiente em caso de vazamento de óleo isolante de transformadores de potência para subestações de energia. A avaliação é positiva, de acordo com a equipe do projeto formada por profissionais do CGTI, da agência Dale Marketing e do sócio proprietário da Jordão Energia, Pierre Rodrigues e do gerente de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da EDF, Fábio Monteiro Steiner, que estiveram reunidos em Campinas, na sede do CGTI, na última segunda-feira (9).
Steiner elogiou o alcance das metas e destacou que este projeto atende ao objetivo da empresa de encontrar bons projetos e bons parceiros. “É muito gratificante ver o trabalho que está sendo feito”.
Neste primeiro ano de projeto, foram inseridas melhorias no Dispositivo, adequando-o para a produção industrial. Novos testes foram realizados e o produto foi considerado apto à comercialização.
Paralelamente, foi realizada a pesquisa de mercado, o desenvolvimento da identidade visual do Dispositivo Separador Óleo-Água e o planejamento de Comunicação e Marketing que culminaram no lançamento do novo produto em um dos eventos mais importantes do setor elétrico brasileiro, o XXV SNPTEE (Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica), que ocorreu no mês de novembro, em Belo Horizonte. O novo produto despertou o interesse do público participante do evento e da imprensa especializada que o divulgou como uma nova solução de proteção ao meio ambiente contra vazamento de óleo em subestações. Mais de 1500 profissionais ligados ao setor passaram pela Expo SNPTEE.
O Diretor do CGTI, José Eduardo Blanco Querido, vê com o otimismo a comercialização do Dispositivo. “Percebemos que o setor está vendo o Dispositivo como uma solução mais eficiente para a proteção do meio ambiente nas subestações. Estamos recebendo muitos pedidos de informações de várias localidades do país”.
Nos próximos dias, seis unidades do Dispositivo serão entregues a Light, no Rio de Janeiro.
O projeto do Dispositivo é desenvolvido pelo CGTI com apoio da Jordão Energia através do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – e tem como proponentes a EDF Norte Fluminense e Light. Ele está previsto para encerrar em 2020.
Além do CGTI, Steiner e Pierre também visitaram a agência Dale Marketing, responsável pela criação da identidade visual do Dispositivo Separador.
Sobre o Dispositivo Separador Óleo-Água
O Dispositivo tem como principal função evitar a contaminação de lençóis freáticos de subestações de energia na eventualidade de vazamento de óleos através de um sistema mais otimizado do que era oferecido até agora no mercado.
Compacta, uma caixa de fibra de vidro, com mantas absorvedoras retém somente o óleo e permite o escoamento somente da água para as redes pluviais. Na eventualidade de grandes vazamentos, uma válvula se fecha automaticamente e bloqueia a passagem de óleo isolante para o meio ambiente. O Dispositivo chega a ser até 50 vezes menor que a caixa separadora tradicional.
Além de suas dimensões reduzidas (1m x 0,6m x 0,6m), o Dispositivo disparam um alarme sinalizando a ocorrência de grande vazamento de óleo.
Mais informações: www.dispositivoseparador.com.br.