O protótipo do Sistema de Monitoramento de Comutadores (SMC) se saiu muito bem e foi aprovado nos testes de simulação de condições reais em que foi submetido no Laboratório de Integração e Testes (LIT), localizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), nos dias 13 e 14 junho.
O pesquisador do CGTI, Emerson Lima, acompanhou os ensaios e destacou que os resultados confirmaram a qualidade do equipamento. “Esta etapa é de grande importância para o projeto para detectar possíveis falhas e pontos de melhorias no equipamento”.
Os ensaios foram realizados de acordo com as normas da Comissão Eletrotécnica Internacional – International Electrontechnical Commission – (IEC) e que simularam condições de calor, vibração, choque e ondas eletromagnética que o SMC estará submetido, durante seu funcionamento em uma subestação de energia elétrica.
Após os resultados satisfatórios destes ensaios do Lote 1 SMC, a equipe de desenvolvimento iniciará a fabricação do Lote 2, que será instalado nos transformadores de potência em subestações da Light, concessionária proponente do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), executado pelo Instituto Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CGTI).
Sobre o SMC
Através de algoritmos, o novo Sistema desenvolvido pelo CGTI faz o monitoramento dos comutadores sem a necessidade de paralisar as atividades dos transformadores, em tempo real e remotamente. O comutador sob carga é um equipamento integrante de um transformador de potência que regula a tensão em níveis aceitáveis para o consumidor.
Atualmente o SMC é um projeto executado na fase Lote Pioneiro da Cadeia de Inovação, no programa de P&D da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e está sendo aperfeiçoado para a produção em formato industrial e comercializável.