Aproveitar as vazões de água reduzidas para gerar energia é o objetivo do projeto “Desenvolvimento de um Sistema Inovador de Geração Hidrelétrica ajustado aos leitos de canais de escoamento”, executado pelo Instituto CGTI (Centro de Gestão de Tecnologia e de Inovação) e pela Ternium Brasil, através do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
No estudo, iniciado em dezembro de 2017, está sendo elaborado um novo modelo de equipamento de geração de energia a partir das águas de canais artificiais, com a possibilidade de ser adaptado para instalação em jusantes de usinas hidrelétricas. O projeto é de baixo impacto ambiental por serem mínimas as modificações na topografia do local, onde o dispositivo será instalado.
A pesquisa terá duração de 18 meses e serão elaborados protótipos para ensaios em laboratório e em situações reais em campo, com a equipe de pesquisadores.
Com os avanços desta pesquisa na cadeia de inovação para a fase Inserção de Mercado, a Ternium terá a possibilidade de instalar o novo equipamento no seu canal de águas artificiais e gerar energia para o pátio industrial.
A Ternium Brasil é uma companhia Siderúrgica que possui uma termelétrica, a qual utiliza os gases e vapores produzidos no processo siderúrgico e gera a energia necessária para operações da empresa.