A alta performance na elaboração e na execução de projetos nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento e Responsabilidade Social e a concessão de duas patentes, foram enfatizadas como destaques do Instituto CGTI (Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação), no ano de 2017, pela diretora superintendente do Instituto, Viviane Mak Vieira, em reunião de planejamento anual, realizada com gestores e colaboradores, nos dias 13,14 e 15 de dezembro, no distrito de Sousas, em Campinas.
De acordo com a diretora, neste ano foi alcançada a meta de aumentar os resultados com a proposição de projetos e para 2018 são esperados muitos desafios. “Em 2017, a qualidade do trabalho aumentou e a equipe estava muito focada. Teremos que continuar remando forte diante do contexto nacional”, avaliou.
Já as patentes concedidas ao CGTI pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para o “Transformador Autoprotegido com Óleo Vegetal” e para a “Caixa Separadora” foram comemoradas como o reconhecimento da qualidade, da inovação, do desenvolvimento de novas tecnologias e do atendimento às necessidades do setor elétrico, características buscadas nas pesquisas do Instituto.
Da mesma forma, foi evidenciada por Vieira, a projeção alcançada pelo projeto “Comutadores sob Carga”, que foi premiado no XXIV SNPTEE (Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica) e apresentado em 11 eventos nacionais e internacionais do setor elétrico. A pesquisa é desenvolvida pelo CGTI, LIGHT e B&M Pesquisas e Desenvolvimento.
Para 2018
Com metas definidas e por meio de um trabalho em equipes, conduzido pelo pesquisador do CGTI e consultor, Durval Garcia, colaboradores e gestores elencaram ações prioritárias, entre elas: novos mercados, maior automatização de processos e a adoção de novas ferramentas de comunicação. “O grupo estava muito integrado e o resultado nos surpreendeu pela coerência e complementariedade das diversas ações propostas”, destacou.
Além dos colaboradores da sede do CGTI em Campinas, também participaram do encontro os profissionais das filiais de Rondônia e Pernambuco.