Como parceiro e com a realização de mentorias para startups, o Instituto CGTI (Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação) fez parte do Infoparty 2017, de 17 a 19 de novembro, no estacionamento do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho (RO). Foram 48 horas ininterruptas de evento que teve como objetivo fomentar a inovação, ciência, tecnologia e empreendedorismo.
Para o diretor de P&D Privado do CGTI, José Eduardo Blanco, “ao participar do evento, nós contribuímos para o incentivo a novos talentos e, consequentemente, para o desenvolvimento do estado de Rondônia (RO), na área de inovação”.
Além de um estande do CGTI com informações do Instituto, montado no pavilhão do Infoparty, o pesquisador Durval Garcia, do CGTI, fez diversas orientações para os inscritos no concurso de startups em um espaço exclusivo.
Segundo Garcia, na Área Startup os participantes receberam diretrizes para viabilizar em negócio a ideia inicial que tinham apresentado. “As startups candidatas evoluíram durante a Infoparty, dedicando-se a elaboração de um modelo de negócio baseado em Business Model Canvas estruturado de maneira a conseguirem investimentos para ingressarem no mercado”, avaliou o pesquisador.
Das 14 Startups inscritas, sete foram finalistas e três premiadas. A vencedora foi a startup “Portovelhando”, desenvolvida por moradores de Porto Velho com a finalidade de trazer informações da capital sobre cultura, gastronomia e história. Os prêmios foram um curso de empreendedorismo e a participação na Aceleradora Pública do Governo do Estado de Rondônia em 2018. As equipes inscritas foram avaliadas por uma comissão interinstitucional.
A programação do Infoparty também incluiu competições de robótica e de games e discussões com palestrantes de renome nacional e internacional. Foram mais de 50 atividades.
O Infoparty é considerado o maior evento de tecnologia e inovação do norte do País. A organização do evento estima que passaram pelo evento aproximadamente sete mil pessoas.