O VI Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica – CITENEL, realizado entre os dias 17 e 19 de agosto de 2011, em Fortaleza-CE, proporciona um ambiente de discussão sobre questões relativas à inovação no setor elétrico, promovendo troca de experiências e estabelecimento de parcerias produtivas entre pesquisadores, fabricantes e profissionais das empresas de energia elétrica de todo o Brasil.
Na ocasião, o CGTI apresentou os resultados alcançados em cinco projetos de P&D executados em parceria com concessionárias brasileiras no ano passado. O destaque ficou por conta do projeto “Desenvolvimento de uma Metodologia para Detecção Precoce de Danos no Isolamento de Unidades Hidrogeradoras através da Análise do Espectro de Impedância”, que recebeu o prêmio em 3º lugar entre os melhores projetos apresentados no evento. O projeto – apresentado pelo pesquisador Luiz Eduardo Borges da Silva – foi executado pelo CGTI em parceria com a ENERGEST S.A., CASTELO ENERGÉTICA S.A., LAJEADO ENERGIA S.A., PAULISTA LAJEADO ENERGIA S.A.
Com este destaque, o CGTI e as empresas associadas obtiveram reconhecimento por melhores trabalhos em duas das seis edições do CITENEL.